furtune tiger777-site do jogo do tigre Por que homens não têm um osso no pênis como outros animais
sua posição:furtune tiger777 > jogo de tigre > site do jogo do tigre Por que homens não têm um osso no pênis como outros animais
site do jogo do tigre Por que homens não têm um osso no pênis como outros animais
data de lançamento:2025-02-07 13:58    tempo visitado:175

Todos nós nos preocupamos com o funcionamento adequado de nossos corpos. Entretantosite do jogo do tigre, nem todas as deficiências físicas e patologias são sentidas da mesma forma.

A prioridade número um é o fato de estarmos vivos, portanto, logicamente, órgãos como o cérebro, os pulmões e o coração são de interesse preferencial para nós. Em relação aos demais, e mesmo que não sejam absolutamente vitais, o fato de as engrenagens biológicas envolvidas em nossa fisiologia sexual funcionarem adequadamente gera muitas preocupações. No caso específico do sexo masculino, não ter uma ereção adequada pode ser vivenciado como um drama.

Mas e quanto aos outros animais, eles também têm problemas de ereção?

Jogos Online Gratuitos — Jogue Jogos Online no ZA9BET Agora. O Melhor Site para Jogar Jogos Online Grátis! Uma Seleção Especial de Jogos Online dos Melhores Desenvolvedores do Mundo. Jogue de Graça. Jogo Rápido. +1.000 Jogos Online. Jogos Oficiais. Para Jogar de Graça. Sem Conta. Chimpanzé em reserva em Camarões - Daniel Beloumou Olomo/AFP O que é uma ereção do ponto de vista fisiológico?

Em condições normais, um ambiente propício à atividade sexual faz ativar o sistema nervoso autônomo, resultando em aumento dos níveis de óxido nítrico (um vasodilatador) nas artérias trabeculares e nos músculos lisos do pênis. A consequência é um influxo de sangue para os corpos cavernosos do pênis e, em menor grau, para o corpo esponjoso. Simultaneamente, os músculos isquiocavernoso e bulbo-esponjoso comprimem as veias dos corpos cavernosos, restringindo o fluxo de saída e a circulação desse sangue para fora do apêndice copulatório.

Como consequência da abertura da porta de entrada de sangue e do fechamento das portas de saída, os corpos cavernosos se enchem de fluido, tornam-se esponjosos devido ao aumento progressivo da pressão arterial (que pode chegar a várias centenas de mm Hg) e o pênis fica ereto. Quando a atividade parassimpática diminui e os músculos relaxam, o sangue é drenado pelas veias mencionadas acima e o pênis volta ao estado flácido.

Fica claro, portanto, que o tempo e a estimulação são necessários para que o pênis fique ereto. No entanto, no caso de certos problemas de saúde, tanto físicos (principalmente cardiovasculares) quanto psicológicos, esse sistema deixa de funcionar adequadamente, impossibilitando a relação sexual e incomodando o usuário.

Existem mecanismos alternativos na natureza?

Surpreendentemente, a modalidade do pênis humano é bastante excepcional. Na verdade, a maioria dos mamíferos tem uma "assistência óssea" para manter o pênis ereto. Esse é o chamado báculo (baculum), um osso localizado no eixo longitudinal do pênis, que permite que o macho penetre com eficiência a qualquer momento, mas, acima de tudo, favorece o prolongamento do tempo de cópula.

Essa surpreendente descendência é muito variada. Na verdade, "o mais diverso de todos os ossos" (como passou a ser chamado) não apenas assume muitas formas diferentes, mas também manifesta tamanhos muito diferentes: desde ser quase vestigial em algumas espécies de lêmures até adquirir dimensões surpreendentes, como os 65 cm de comprimento que pode atingir em morsas machos.

Por outro lado, marsupiais, hienas, alguns lagomorfos, como os coelhos, e também os equídeos compartilham essa ausência com os humanos. Esse grupo de "machos discriminados" também carece de uma segunda vantagem, já que o báculo, quando alongado, protege a uretra durante a cópula prolongada, limitando sua constrição distal, mantendo-a aberta e facilitando o fluxo de esperma através dela.

Mas por que os homens não têm um osso peniano?

Se os primeiros primatas, que surgiram no final do Cretáceo, tinham um báculo e ele foi mantido na maioria dos grupos de mamíferos que surgiram, por que ele foi perdido na linha evolutiva que produziu nossa espécie?

A explicação poderia ser que o báculo favoreceria estratégias reprodutivas em populações com altos níveis de seleção sexual pós-copulatória. De fato, as espécies de primatas poligâmicos (onde a competição sexual é muito intensa) têm báculos mais longos do que as monogâmicas, o que lhes permitiria prolongar o coito. Em outras palavras, a fêmea seria mantida "ocupada" por mais tempo, impedindo que ela copulasse com outros machos e, consequentemente, aumentando as chances de o "baculão" sortudo passar seus genes para a próxima geração. Essa hipótese foi testada em um curioso experimento com dois grupos de camundongos, um dos quais foi forçado à monogamia.

Ao longo de 27 gerações, o tamanho do osso do pênis no grupo monogâmico diminuiu. Parece, então, que se nos tornarmos monogâmicos, a pressão de seleção em favor da manutenção do báculo é reduzida.

Por outro lado, há cerca de dois milhões de anos, o pedaço de cromossomo que contém a sequência de DNA que codifica o báculo foi perdido. Essa mutação (deleção) ocorreu quando nossa linhagem de primatas bípedes (os hominídeos) já estava bem avançada e separada, desde 4 milhões de anos antes, daquela que originou os chimpanzés e os bonobos (que são polígamos e têm um báculo).

Isso nos levaria à interessante conclusão de que os hominídeos se tornaram monogâmicos nesse período, removendo as pressões evolutivas em favor da manutenção do "equipamento".

Quem realmente perde nessa história, homens ou mulheres?

Em "The Unfair Sex", publicado recentemente, explico que as coisas nem sempre são o que parecem quando vistas por uma lente evolutiva.

No caso do osso peniano, aparentemente, parece uma clara desvantagem ter que "trabalhar" a ereção do pênis, especialmente quando qualquer contratempo, físico ou psicológico, pode gerar mais de uma situação comprometedora para os homens. No entanto, e analisando esse fato do ponto de vista evolutivo, as coisas não são tão claras. Com o desaparecimento dos altos níveis de competição sexual pós-copulatória, o único objetivo dos machos hominídeos durante a cópula se restringiria exclusivamente à ejaculação.

Se, em termos de eficiência biológica, não faz diferença se a relação sexual é "rápida" ou não… não poderíamos pensar que são as fêmeas que realmente perdem?

Este texto foi publicado no The Conversation. Clique aqui para ler a versão original

dê um conteúdo

benefício do assinante

fortune tiger

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

animais Sexo The Conversation sua assinatura pode valer ainda mais sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/01/por-que-homens-nao-tem-um-osso-no-penis-como-outros-animais.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email notícias da folha no seu email Relacionadas Cientistas australianos descobrem espécie maior e mais venenosa da aranha-teia-de-funil Aranhas sentem pelas patas 039;perfume039; emitido por fêmeas para atrair parceiros Cachorra 039;superdotada039;? A border collie brasileira que sabe 200 palavras e virou estrela de pesquisa Veja também Surfista Ítalo Ferreira durante eclipse solar em praia entre as cidades de Natal e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte - (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool) astros Compartilhar astros: Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares Ícone fechar Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares ruf Compartilhar ruf: Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Ícone fechar Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Mais lidas em Ciência Ver todas Diário da Antártida Luva gera correria na Antártida, e cientistas se vigiam para deixar só pegadas The New York Times Semente de mil anos é cultivada em Israel e vira árvore sem equivalente no mundo Ciência Cientistas australianos descobrem espécie maior e mais venenosa da aranha-teia-de-funil Lua Foguete da SpaceX lança de uma vez só duas missões privadas à Lua The Conversation O que sentimos e pensamos no momento da morte? últimas notícias Governadores criticam vetos de Lula em negociação de dívidas e ameaçam não aderir a programa Minas Gerais Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Governadores criticam vetos de Lula em negociação de dívidas e ameaçam não aderir a programa

Eduardo Leite afirma mobilizar bancada no Congresso por derrubada de decisão do presidente, e Cláudio Castro fala em 039;duro golpe039;; para Pacheco, momento é de 039;agradecer a Lula039;

fortune tiger 14.jan.2025 às 23h00 O que esperar do governo Lula este ano? Como É Que É? Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Faça sua Sports Betting Aqui | Sportingbet Aposta Online O que esperar do governo Lula este ano?

Priscila Camazano recebe Julianna Sofia, secretária de redação da sucursal de Brasília, nesta terça-feira (14)

14.jan.2025 às 7h00 Cracolândias se espalham na periferia de SP, e polícia apura agressão a usuários drogas Compartilhar jogo de tigre Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cracolândias se espalham na periferia de SP, e polícia apura agressão a usuários

Moradores das zonas leste e norte observam crescimento de dependentes químicos; prefeitura diz acompanhar casos e oferecer acolhimento

14.jan.2025 às 23h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Classificados Folha Informações Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind Empresa Folha da Manhã S.A. - Grupo Folha - Copyright Folha de S.Paulo (1921 - 2024) CNPJ: 60.579.703/0001-48 CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade newsletter Link externo, abre perfil da Folha de S.Paulo no Facebook Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no X Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Linkedin Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no Instagram Link externo, abre página da Folha de S.Paulo no TikTok Link externo, abre página RSS da Folha de S.Paulo A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorsite do jogo do tigre, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Como criar hábitos Maratonar Planeta em Transe Tudo + um pouco Todas FolhaJus Inteligência emocional | Relacionamentos Energia Limpa Cuide-se Desvendando IA Tudo a Ler Painel Painel S.A. Folha Carreiras Notícias do dia Mônica Bergamo China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok