furtune tiger777-fortune tiger 580 Os 4 erros mais cometidos ao estudar para concursos públicos e como contorná-los
sua posição:furtune tiger777 > jogo tiger > fortune tiger 580 Os 4 erros mais cometidos ao estudar para concursos públicos e como contorná-los
fortune tiger 580 Os 4 erros mais cometidos ao estudar para concursos públicos e como contorná-los
data de lançamento:2025-02-26 08:38    tempo visitado:94

A busca por estabilidade financeirafortune tiger 580, bons salários e benefícios faz com que milhares de pessoas no Brasil se dediquem a estudar para concursos com o objetivo de conquistar uma vaga no serviço público.

O ano passado mostrou a grandeza dessa procura: segundo o Censo dos Concursos 2024, realizado pela plataforma de cursos preparatório Qconcursos, mais de 13 mil certames foram lançados, um aumento de 30% em relação a 2023.

A imagem mostra várias pessoas sentadas em cadeiras, concentradas em escrever em folhas de papel. Elas estão dispostas em uma sala com piso claro, e a maioria está inclinada para frente, focando em suas tarefas. Algumas pessoas estão vestindo roupas casuais, e a cena é vista de cima.
Tudo indica que busca por concursos públicos vai continuar em alta em 2025 - Getty Images

Entre os principais destaques, esteve a primeira edição do CNU (Concurso Público Nacional Unificado), o "Enem dos Concursos", que ofereceu 6.640 vagas.

A iniciativa, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entrou para a história ao registrar 2,14 milhões de inscritos —um recorde no Brasil.

Para 2025, a tendência deve continuar, com a expectativa de realização da segunda edição do Enem dos Concursos e o lançamento de grandes editais que já estão confirmados.

Mas estudar para concursos públicos pode ser desafiador: a sensação de não saber por onde começar, a falta de uma rotina e a pressão por bons resultados, por exemplo, podem dificultar a preparação —e até a aprovação.

Especialistas entrevistados pela BBC News Brasil apontam erros comuns que fazem com que muitas pessoas desistam no meio do caminho e compartilham dicas sobre como organizar os estudos.

Erro 1: Não entender particularidades dos concursos

Principalmente para quem está começando, entender o "mundo dos concursos" é um desafio, segundo os especialistas.

"Não é igual a um vestibular, que acontece todo ano. Um órgão pode demorar cinco, dez ou 15 anos para fazer um concurso. E isso passa por várias etapas, que vai desde a autorização até o lançamento de edital", explica Victor Tanaka, especialista em concursos públicos na plataforma de cursos Estratégia Concursos.

Além disso, os concursos são divididos em áreas, como fiscal, jurídica, administrativa, policial e bancária, entre outras.

Além de serem completamente diferentes, cada uma delas demanda um planejamento específico.

"Ele [o estudante] precisa pensar em qual área vai focar, se tem aptidão para ela, se é algo que gostaria de fazer. Não adianta estudar para áreas aleatoriamente. Fazer planejamento para a área policial é diferente de área fiscal. Se a pessoa não entende isso, ela perde muito tempo", ressalta Tanaka.

jogo do tigre

Ele recomenda buscar conteúdos online, como vídeos de pessoas que foram aprovadas em áreas específicas, para a a entender como os concursos funcionam e se familiarizar com cada área.

Segundo Eduardo Cambuy, professor do Gran Concursos, querer aproveitar todos os editais que saem é um dos principais erros cometidos por iniciantes.

"Quando a pessoa não tem foco, ela fica menos competitiva, porque quer fazer tudo que aparece porque acha que está perdendo uma oportunidade. Só que deixa de ser uma oportunidade se você não se preparou para aquilo, não se dedicou", afirma.

Erro 2: Administrar mal o tempo

Um passo fundamental para quem vai se preparar para um concurso é planejar os estudos.

Isso deve incluir o tempo que a pessoa tem disponível, o período que falta até a prova, as matérias que precisam ser estudadas e a avaliação se estas são fáceis ou difíceis.

Não ter um horário bem definido de estudos e achar que é preciso estudar muitas horas seguidas são erros comuns, dizem os especialistas entrevistados.

Folha Mercado

Tanaka afirma que é melhor ter um rotina de 2h a 3h todos os dias do que estudar 10h em um dia e não dar continuidade aos estudos nos dias seguintes.

"É muito comum você ouvir concurseiros dizendo que viraram a madrugada estudando, ou que faltaram a um compromisso de família porque queriam estudar 8h, 9h. Aí, no outro dia, essa pessoa não consegue fazer nada. Quando a pessoa passa horas do dia estudando, fica cansada. Em um mês, está fadigada e sem motivação", destaca.

Segundo Cambuy, muitas pessoas acabam se atrapalhando por acharem que não têm tempo para estudar - quando, na verdade, só precisam de organização.

"Eu sempre sugiro que a pessoa mapeie as atividades do dia a dia. Quando ela faz isso, percebe que tem várias brechas que podem ser usadas para estudar", afirma Cambuy, que rechaça a ideia de que só passa em concurso quem se dedicou exclusivamente a isso.

"Hoje em dia, é muito comum a pessoa conciliar o trabalho com os estudos. Para essas pessoas, a média de estudo acaba sendo de 3h a 4h por dia, que é uma média boa para ter bons resultados".

Para Tanaka, o planejamento também inclui a definição de estratégias na hora de estudar.

De acordo com ele, existe um conjunto de matérias comuns em cada área que cai em 80% dos processos.

"Começar a estudar a partir desse ciclo básico de matérias, e aliar a teoria a questões de prova e à revisão de conteúdo, ajuda o estudante a se manter em alto nível", afirma.

Erro 3: Não se preparar para o médio a longo prazo

Apesar de subestimado por muitas pessoas, o planejamento financeiro e mental tem impacto direto na vida do concurseiro —principalmente aqueles que abriram mão do trabalho para se dedicar aos estudos.

Saques diários ilimitados — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET sua diversão é garantida a partir de 1 real! Cadastre-se e jogue. RA1000. Suporte 24/7. Melhores Cotações. As Melhores Odds.

Tanaka destaca que passar em um concurso público é um processo de médio a longo prazo e, por isso, é importante ter uma reserva financeira para esse período de preparação.

"Se ela não tiver esse planejamento, a falta de dinheiro vai afetar o estado mental dela, gerando ansiedade e um ciclo de desespero", pontua.

Além disso, é importante considerar que a conquista da vaga pode demorar mais do que o esperado.

"O concurseiro precisa estar preparado para essa realidade. Pode ser que ele tente duas, três vezes e não passe. Mas se ele não estiver mentalmente preparado para isso, é bem provável que desista antes de alcançar o objetivo", complementa.

Erro 4: Esperar publicação do edital para estudar

Há ainda quem espere o edital sair para começar a estudar.

Entretanto, os editais geralmente são publicados 90 dias antes da prova —o que, segundo Cambuy, é um prazo insuficiente para iniciar os estudos.

"Não dá para aprender 16 matérias em dois, três meses. Esse período após a publicação do edital é uma reta final, em que o estudante vai ajustar detalhes, fazer revisão e questões de prova", destaca Cambuy.

Mesmo sem edital, a recomendação dos especialistas é que o estudante se prepare com matérias comuns que costumam aparecer em cada área e com provas antigas.

De acordo com Tanaka, o prazo recomendado para se preparar para um concurso varia de uma área para outra —mas, no geral, é de no mínimo um ano.

"É claro que há concursos menos complexos que você consegue estudar em seis meses, como para policial, por exemplo. Mas área fiscal, por exemplo, é no mínimo um ano estudando".

Dicas para manter a consistência dos estudos

Assim como em uma atividade física, manter a motivação é um dos maiores desafios para quem estuda para concursos públicos.

No início, a empolgação é grande, mas, com o tempo, o cansaço e outros fatores que vão surgindo podem dificultar a continuidade.

Os especialistas entrevistados pela BBC News Brasil compartilham dicas práticas para manter a consistência dos estudos.

Respeite seu limite

Se você só tem 2h por dia para estudar, estude essas 2h todos os dias. Não tente se desdobrar para estudar 4h diárias, porque logo você pode ficar cansado e sem motivação. Segundo Cambuy, é melhor ter constância do que intensidade.

"Quando acaba, você vai estar feliz e motivado", afirma.

Siga uma rotina

O que mantém a motivação, segundo os especialistas, é a rotina.

"A partir do momento que você tem uma rotina para estudar, você entra no modo automático", garante Tanaka.

Folha Carreiras ZA9BET - Aposta Esportiva em Tempo Real

Estabeleça pequenas metas

Estabeleça metas diárias, semanais e mensais de questões e disciplinas para estudar.

Ter pequenas metas ajuda a manter a motivação durante processos longos, uma vez que são mais fáceis de atingir e o cérebro fica condicionado a recompensas.

Tenha momentos de descanso e lazer

Os períodos de descanso e lazer são fundamentais para quem se propõe a estudar para concursos públicos.

jogo do tigre

Dormir bem, fazer atividades físicas e cuidar da alimentação impactam na disposição, memorização e energia do estudante.

"O cérebro precisa de oxigenação. Depois que a pessoa faz pausas de descanso, ela volta a estudar com outra energia", afirma Cambuy.

Tenha paciência

Persistência e paciência são duas palavras-chaves para quem estuda para concurso público.

Da mesma forma que uma pessoa que se propõe a perder peso não vai conseguir fazer isso de forma saudável em um curto espaço de tempo, quem estuda para concurso público precisa entender que o resultado desejado, em geral, não chega rápido.

"Não dá para desistir porque fez um primeiro concurso e não passou. É preciso olhar para sua evolução e focar no objetivo final", finaliza Tanaka.

Texto originalmente publicado aqui.

dê um conteúdo

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

tigre fortune

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Concurso público sua assinatura pode valer ainda mais sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/02/os-4-erros-mais-cometidos-ao-estudar-para-concursos-publicos-e-como-contorna-los.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercado jogo do tigre newsletter folhamercado Relacionadas Os concursos públicos para ficar de olho em 2025, incluindo Polícia Federal 5 lições dos países campeões no ensino da matemática 039;Enem039; coreano: a pressão sobre estudantes que fazem prova que pode definir a vida toda na Coreia do Sul Veja também SAO PAULOS/ SP, BRASIL, 21-03-2024: Apartamento de alto padrao na Pompeia para a serie especial da casa própria.  (Foto: Zanone Fraissat/Folhapress, MERCADO)EXCLUSIVO minha casa própria Compartilhar minha casa própria: Como realizar o sonho da casa própria? Veja estratégias e opções Ícone fechar Como realizar o sonho da casa própria? Veja estratégias e opções previdência social Compartilhar previdência social: INSS muda regra de prorrogação do auxílio-doença; saiba como pedir Ícone fechar INSS muda regra de prorrogação do auxílio-doença; saiba como pedir

Com 20 anos de tradição, Unicid segue na vanguarda da formação médica

Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética

Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova

Imposto de Renda é decisivo na hora de optar entre PGBL ou VGBL; entenda das diferenças

Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes

Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde

Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa

Amazônia é tema do segundo vídeo da série Histórias do Desenvolvimento; assista

Inovação rumo ao desenvolvimento sustentável

Click to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online

fortune tiger

Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas

Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas

parar jogo de tigre Mais lidas em Mercado Ver todas Governo Lula Lula vira alvo da oposição após dizer que brasileiros devem evitar alimentos caros Governo Lula Lula diz que inflação está razoavelmente controlada e que custo de vida é menor que no governo Bolsonaro inss Revisão da vida toda volta à pauta do STF, que vai julgar desfecho de processos em andamento China China eleva o tom sobre tarifas de Trump, vê apos;lei da selvaapos; e mobiliza apos;lobo guerreiroapos; BBC News Brasil apos;Doei US$ 100 bilhões para caridade, mas meus filhos não ficarão pobres quando eu morrerapos;, diz Bill Gates últimas notícias PF irrita Kassio e Congresso ao tentar concentrar com Dino investigações sobre emendas Polícia Federal Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PF irrita Kassio e Congresso ao tentar concentrar com Dino investigações sobre emendas

Investigação em sigilo gera acusações nos bastidores e receio de acúmulo de poderes com ministro indicado por Lula

7.fev.2025 à 0h02 Órgão federal tem ao menos 800 bens tombados à espera de reformas e prioriza decisões judiciais Salvador Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Órgão federal tem ao menos 800 bens tombados à espera de reformas e prioriza decisões judiciais

Após desabamento em igreja em Salvador, que matou uma pessoa, proprietários alertam Iphan sobre riscos em outros imóveis

6.fev.2025 às 23h00 Após questionamento de Lula, setor nega que biocombustíveis afetem preço da comida Energia Limpa Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Após questionamento de Lula, setor nega que biocombustíveis afetem preço da comida

Presidente disse na semana passada que chamaria empresários para conversar

6.fev.2025 às 23h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Todas Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Folha Informações Guia de Benefícios Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade Princípios editoriais e conduta Circulação Verificada newsletter A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorfortune tiger 580, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Relacionamentos Planeta em Transe Maratonar Mova-se Todas Tudo + um pouco FolhaJus IE | Como criar hábitos Energia Limpa Cuide-se Notícias do dia Painel Painel S.A. Mônica Bergamo Tudo a Ler Folha Carreiras China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok